A internet provocou uma verdadeira revolução na interação entre marcas e pessoas, criando uma oportunidade única para que as empresas se aproximem mais de seus consumidores, compreendam melhor seus desejos e vontades, e assim, ofereçam soluções mais adequadas ao perfil de seus públicos.
Também forneceu a possibilidade para que as empresas, mesmo iniciantes, fortaleçam
seus laços com clientes, consumidores, fornecedores e demais envolvidos, ampliando sua visibilidade e construindo sua reputação com ferramentas que permitem o acompanhamento das ações de branding em tempo quase real. Mas quais ferramentas são essas? Como utilizá-las para fortalecer a marca dentro e fora da internet?
MARKETING DIGITAL + BRANDING
O Marketing Digital não se resume apenas em estratégias de Inbound, SEO e Marketing de Conteúdo.
Apesar dessas 3 áreas de conhecimento serem seus “carros-chefe”, existem inúmeras outras práticas que podem, sem dúvidas, ser incluídas num planejamento de estratégia digital. Entre elas está o Branding.
BRANDING
Branding é a gestão de uma marca. Todo o trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus Consumidores. Envolve desde a concepção da marca até as ações cotidianas de marketing da empresa.
Você já parou para pensar sobre o que faz uma marca ser mais lembrada do que outra? Por que nós temos a sensação de que algumas marcas são incríveis sendo que elas fabricam produtos ou entregam serviços tão bons quanto seus concorrentes? O que realmente diferencia uma marca da outra?
Entender como distinguir sua marca das outras é essencial em marketing digital: com tantas empresas no ambiente online, o que sua marca tem de especial para oferecer?
Além de pensar no nome, nas cores, tipografias, formas e símbolos, temos sensações e lembranças ao pensar em uma marca específica.
É exatamente essa a função do branding: despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no
momento de decisão de compra do produto ou serviço. É criação de valor além do produto, é criação de significado.
Quando uma marca consegue se conectar verdadeiramente com seu consumidor através do seu propósito, a percepção de preço pode mudar. Os consumidores estão dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de um propósito comum e se dispõem a pagar mais por isso, já que enxergam valor real nessa aquisição.
Ter uma marca com personalidade e propósito, criar identificação com as pessoas, com suas histórias, suas causas e promover boas experiências de marca são a chave para a recomendação, que hoje é uma das armas mais poderosas para aquisição de novos clientes.
O QUE É UMA MARCA?
Sua marca não é seu logo. Sua marca não é o seu nome. Sua marca não é o seu mascote. Sua marca não é o seu site.
Todas essas coisas fazem parte daquilo que constrói a sua marca, mas tudo isso está longe de ser considerado o componente único que trará a essência da sua marca.
A sua marca é tudo aquilo que remete a você. Pode ser seu logotipo, pode ser o seu nome, podem ser as suas cores principais. Mas podemos ir ainda mais longe. Dúvida?
Veja só este exemplo: A Harley Davidson, é reconhecida pelo barulho do ronco do motor de suas motos. Em 1990, ela conquistou, judicialmente, o direito de ser a única detentora do barulho característico que sai do escapamento de suas motocicletas.
A sua marca é todo o conjunto de coisas que te representa, que te anuncia, que te antecipa. E mais do que isso, também é algo que não depende apenas de você, pois ela também é aquilo que envolve a percepção das pessoas sobre a sua marca, algo que você pode trabalhar, mas não necessariamente impor, afinal, os produtos são criados na fábrica, as marcas são criadas na mente.
Ela é, basicamente, aquilo que diferencia um produto de determinada empresa de outro e, quanto mais clara e óbvia for esse diferencial, mais essa marca cria raízes na mente de seus potenciais consumidores, seja de forma positiva ou negativa.
CONSTRUINDO O BRANDING: IDENTIDADE E VALOR
A base das ações de branding da sua empresa deve ser sua identidade e sua proposta de valor. Mas o que são esses conceitos?
A identidade de uma empresa envolve os valores que ela transmite, sua cultura organizacional, a história, sua personalidade e aparência. Todos esses detalhes devem ser
pensados com cuidado.
A proposta de valor é o que seu negócio oferece de bom. Mas não só isso: o que ele faz de diferente em relação às outras empresas. As perguntas que ajudarão a nortear a definição da proposta de valor são:
– O que sua empresa faz?
– Como sua empresa faz?
– Para quem sua empresa faz?
– Qual é sua identidade?
– E o que te torna diferente?
A partir disso é possível definir para quem serão direcionadas todas as ações de marketing que virão a seguir.