É fato que os anos anteriores foram difíceis para os negócios em geral, não somente no Brasil como em diversos lugares do mundo. Porém, com as estratégias de marketing digital apropriadas, é possível tanto minimizar os impactos de uma economia frágil, como dar a volta por cima e tornar seu negócio rentável e promissor em um período de crise ou fragilidade financeira.
A seguir, confira algumas dicas importantes para que você entenda um pouco
mais sobre como o marketing digital pode fazer diferença no seu negócio, de forma positiva, alavancando suas vendas e aumentando seu faturamento:
Foque nos canais mais relevantes para o seu negócio
Dentro do marketing digital, temos diversos canais a serem explorados na busca por um melhor posicionamento na internet e a corrida pelo primeiro lugar na lista de opções do consumidor quando o assunto é o mercado imobiliário.
Dentre esses canais, vamos listar alguns que consideramos os mais
relevantes para o seu ramo de negócio:
Redes sociais: Milhares de pessoas conectam-se diariamente nas redes sociais. O Facebook lidera esse ranking com mais de 2 bilhões de usuários no mundo inteiro, mais de 120 milhões só no Brasil. Vale citar que o brasileiro é o consumidor que mais tempo fica conectado na rede. Com tanta popularidade, as redes sociais passaram a ser ferramenta importante para o mundo dos negócios. As empresas apresentam seus produtos através de textos e conteúdos interessantes, fotos ou vídeos que prendam a atenção do usuário, gerando relacionamento e engajamento em sua página, podendo inclusive disponibilizar links que direcionam o consumidor ao seu site ou blog para mais informações (mais abaixo falaremos mais sobre a importância desse canal).
E-mail Marketing: Há tempos atrás essa ferramenta era atrelada ao SPAM (lixo eletrônico), por isso não era bem vista como sendo uma ferramenta relevante na hora de relacionar com o potencial cliente. Mas os tempos são outros. As práticas hoje utilizadas têm obtido resultados incríveis, podendo inclusive ser até 40 vezes mais efetiva do que as redes sociais, se for utilizada de forma profissional e correta. O e-mail marketing pode ter diversas finalidades: apenas relacionar-se com o cliente, divulgar promoções, novos produtos, conteúdos específicos e informativos, entre outros, dependendo da estratégia e do objetivo da empresa. A possibilidade de envio para milhares de clientes ao mesmo tempo faz desta ferramenta uma das preferidas no marketing digital.
Blogs: Há algum tempo atrás os blogs eram apenas uma espécie de diário virtual. Hoje em dia ele é utilizado pelas empresas como um canal de aproximação com o cliente. A ideia é publicar conteúdo rico e relevante para o público e, com isso, melhorar o ranqueamento da sua página nos buscadores, engajar mais o seu público com a marca, gerar autoridade, atrair novos clientes e sanar as principais dúvidas. As publicações devem ser feitas com o intuito de informar, falando menos da empresa e mais sobre o mercado no qual o seu negócio está situado: neste caso, o imobiliário.
Aposte na mobilidade
Uma rotina tão automática quanto escovar os dentes é acordar e pegar seu smartphone para conferir notícias ou e-mails logo pela manhã, ou então, ficar navegando no celular até dormir, concorda? Esses aparelhos entraram em nossas vidas definitivamente, a ponto de fazerem parte da primeira à última atividade dos nossos dias.
No Brasil, os smartphones são responsáveis por 1/3 dos acessos à internet. Num país que conta com a quarta maior base de usuários de smartphones do mundo, estar nessa plataforma deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade para as empresas.
Levando em consideração que quando se trata de tecnologia tudo pode mudar rapidamente, uma atitude inteligente é estar antenado, presente, informado sobre as tendências e procurar adaptar-se a esse mundo cada vez mais conectado.
Website responsivo
O site responsivo é aquele que se adapta a todos os tamanhos de tela, ou seja, que se encaixa em qualquer área de visualização: desktop, smartphone ou tablets. O site responsivo reposiciona os elementos do site de forma a manter a qualidade e as características visuais, proporcionando uma visualização confortável ao usuário.
Rede Social atualizada
A gestão das redes sociais do seu negócio é de extrema importância. Com ela, você aumenta a frequência com a qual sua marca é exposta ao consumidor, além de facilitar o relacionamento com o internauta, provocando nele uma sensação de proximidade e familiaridade. Isto faz com que sua empresa tenha maior probabilidade de ser lembrada na hora da tomada de decisão por um produto ou serviço. Promover um produto ou serviço, informá-lo com conteúdos de seu interesse, quase em tempo real, aproxima você do seu potencial cliente, reforçando a sua imagem.
Quem já conhece sua marca estará sempre mais receptivo a esse tipo de interação e uma boa gestão das redes sociais fortalecerá esse vínculo, gerando relações de exclusividade entre você e seu cliente, fazendo com que ele promova sua marca para os seus contatos, expandindo ainda mais os seus resultados.
Um ótimo benefício para quem pretende investir na gestão das redes sociais é que o investimento gerado significa lucro. As chances de finalizar uma venda são até 80% maior quando a marca possui presença nas redes sociais, exibindo seus produtos e/ou serviços na Internet.