Com o mercado em processo de aquecimento e a mudança de comportamento do consumidor após a crise, o mercado imobiliário – e aqui
incluÍmos o mercado de consórcios imobiliários – precisa ser ágil para acompanhar as mudanças de comportamento do seu público.
Cada vez mais mergulhado no mundo digital, o consumidor de todas as faixas etárias, procura pelo produto ou serviço, primeiro na internet. Sendo assim, é ali que as imobiliárias, corretores de consórcio, construtoras e incorporadoras devem estar, se tiverem o interesse de acompanhar o mercado.
A forma tradicional de venda, já não se mostra mais tão eficiente. A internet permite que o consumidor tenha mais detalhes do produto, da empresa, gerando assim um campo de confiança, o que facilita a aproximação, despertando o interesse do possível cliente.
É visto que esse setor precisa se reinventar para acompanhar a evolução da tecnologia. O caminho para o sucesso será adequar as estratégias ao novo comportamento do consumidor de imóveis.
Se as vendas de imóveis estão aquecidas por conta do mercado, os sites de imóveis e consórcios também estão em crescimento. As buscas por imóveis e consórcios para imóveis na internet crescem a cada dia e os sites que oferecem a melhor qualidade de informação vão se destacar.
A tendência para o mercado de imóveis via internet é só crescimento. Tanto é assim, que empresas com foco estratégico estão migrando para a internet de forma irreversível.
Pequenas empresas podem concorrer com as grandes de igual para igual, independentemente do grau de investimento dos grandes. Isto mostra que, o que vai decidir a briga é a percepção do cliente em relação ao que busca e o que é oferecido: a informação relevante para concluir a compra. Se empresas de porte investem em tecnologia, apostando que isto é o que vai diferenciá-las num mercado altamente competitivo e crescente, o que vai realmente diferenciar o sucesso ou não, é a estratégia de penetração na internet, tais como: posicionamento nos sistemas de busca orgânica não só para o site em si, mas para os anúncios dos imóveis; o grau de relacionamento nas redes sociais; o trabalho de branding digital e outros fatores que envolvem a construção de uma marca de sucesso na mídia digital.
O mercado imobiliário na internet é vasto e com um grau de crescimento ainda pouco explorado pelas empresas do ramo. Erros dramáticos de estratégia são o que mais se detecta na maioria quase absoluta dos sites, como por exemplo, fazer links patrocinados de suas imobiliárias e não dos imóveis à venda. Este é só um dentre tantos outros erros.
No entanto isso é compreensível, pois o anunciante de imóveis e cartas de consórcio, ainda sem muita experiência no mundo digital, tem como base os anúncios em jornais classificados, acreditando que a internet possui a mesma linha. Vão descobrir o erro depois que gastarem alguns bons reais.
A tendência é de que o mercado passe a ser exclusivamente digital, como já acontece até com os jornais que estão migrando de forma exclusiva para a internet. A empresa do ramo de imóveis que não perceber essa tendência, pagará caro pelo engano.